domingo, 22 de agosto de 2010

Notícias!!!! que recebo de amigos e pesquisas em livros e na Net. Ervas Medicinais - Viox - Medicina Tradicional Chinesa e a quimioterapia - BPA e doenças Cardácas - Rosiglitazona - Mediator - Paracetamol

Estarei colocando aqui as notícias que recebo de amigos e pesquisas em livros e na Net.

- Marcio Bontempo - ervas medicinais

-O recente escândalo do Viox, um antiinflamatório (que diga-se de passagem, intoxicava e pouco funcionava), foi lançado pela IF com grande alarde, com bilhões em investimento...para depois de alguns meses sair do mercado porque estava matando gente do coração!
-Estudo sobre o Bom Humor
-Medicina tradicional chinesa pode ajudar pacientes em quimioterapia
-BPA e doenças cardíacas
-Avandia: Anvisa cancela registro do medicamento usado para controle do diabetes tipo 2- Rosiglitazona
-Sobre o medicamemto Mediator
-Cientistas alertam para riscos do paracetamol 20.11.2010 - destroe o fígado Veja em depoimentos. Recebi hoje 21.11.2010

 PARACETAMOL- recebi de uma amiga
Segundo o Prof. Dr. RENAN MARINO, professor de Pediatria na FAMERP (FACULDADE DE MEDICINA DE SJRIO PRETO-SP), a dengue é uma doença virótica, parente da hepatite C, e, sempre foi benigna, isto é, nunca matou. E NÃO MATA!

Isso até 1957, quando surgiu no mercado a droga chamada PARACETAMOL.

Imediatamente indicada como tratamento para dengue, pelo Ministério da Saúde Brasileiro, embora não exista nenhum trabalho NO MUNDO TODO, que comprove eficácia deste veneno no tratamento da dengue.

A partir de 1957, a dengue começou a matar.

O PARACETAMOL é uma droga que destroi o fígado do paciente.

O virus da hepatite C, já detona o fígado e com o veneno do PARACETAMOL, esse fígado é destruído o que leva o paciente à morte.

A dengue hemorrágica, nada mais é que a reação do organismo quando o fígado, destruido pelo PARACETAMOL, provoca a morte do doente.

Segundo ainda o Professor Doutor, se o paciente NÃO TOMAR PARACETAMOL, ele terá todos os sintomas da dengue: mal estar, febre, dores nas juntas, vômitos, coceiras e dor nos fundos dos olhos, mas, após uma ou no máximo duas semanas, estará VIVO e bem.


Publicidade da Folha Online

O paracetamol, analgésico largamente usado no mundo, pode causar danos à saúde. O alerta sobre os riscos da droga foi divulgado por cientistas depois que o analgésico se tornou a principal causa de insuficiência hepática nos Estados Unidos.

Segundo pesquisa publicada pela revista científica "New Scientist", a proporção de problemas de fígado causados pelo paracetamol chegou a 51% do total registrado em 2003. A publicação alerta que, em 1998, esta proporção era de 28%.

Para chegar a esta conclusão, um grupo de estudos que reúne diversas universidades americanas analisou, entre 1998 e 2003, informações de 662 pacientes que sofrem de insuficiência hepática aguda.

De acordo com os cientistas americanos responsáveis pelo estudo, 20 comprimidos de paracetamol por dia são suficientes para causar insuficiência hepática e levar à morte. Eles ressaltam, porém, que a dose máxima recomendada é de oito.

O artigo destaca ainda que dos 275 casos relacionados ao consumo de analgésicos, 48% se deveram a causas não-intencionais, e 44% estavam ligados a tentativas de suicídio. De cada quatro destes casos pesquisados, um resultou na morte do paciente.

Grávidas

Um outro estudo, desta vez publicado pela revista britânica "Thorax", alerta que o consumo freqüente de paracetamol por mulheres em estado avançado de gestação pode provocar problemas respiratórios no bebê.

A pesquisa, feita por uma equipe de cientistas do King's College de Londres, analisou o consumo de aspirinas e paracetamol entre nove mil grávidas. Posteriormente, foi feito um acompanhamento da saúde de seus filhos, primeiro aos seis meses e depois a cada ano.

A conclusão dos especialistas é que mulheres entre a 20ª e 32ª semanas de gravidez que ingerem diária ou freqüentemente paracetamol têm o dobro de risco de que seus filhos desenvolvam doenças respiratórias quando estiverem com três anos e meio de idade.

Apesar dos resultados, o estudo diz que uma mulher grávida que necessite um analgésico deve tomar paracetamol em vez de aspirina, porém seu consumo deve ser moderado, sobretudo a partir do quinto mês de gestação.

Com BBC Brasil e Agência Efe


16/11/2010 - Terra

A Seguridade Social francesa reconheceu nesta terça-feira que o remédio para diabetes Mediator, proibido em novembro do ano passado, causou cerca de 500 mortes durante os 33 anos que foi comercializado no país.

A Agência Francesa de Produtos Sanitários, que adotou essa conclusão como hipótese ao término de um estudo segundo o qual outras 3.500 pessoas tiveram de ser hospitalizadas por causa do Mediator, vai lançar uma série de recomendações para aqueles que tomaram o remédio nos últimos anos.

O órgão sanitário obteve os números a partir das projeções perante a evidência de um aumento do risco de valvulopatia, uma patologia cardíaca.

O Mediator, do laboratório francês Servier, foi retirado do comércio em novembro do ano passado com o argumento de que "tinha uma eficácia modesta no tratamento da diabetes" e havia suspeitas de que causava "um risco para as válvulas cardíacas".

Nos Estados Unidos, o remédio deixou de ser comercializado em 1997 e na Espanha e na Itália em 2005. http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=20712

Bisfenol-A ou BPA, comumente usado em plásticos é uma substância química, que entra em nossos corpos diariamente e tem sido associada a doenças cardíacas.

BPA também é encontrado principalmente em itens de plástico policarbonato, como óculos, garrafas reutilizáveis, embalagens de alimentos, mamadeiras, além de alimentos enlatados.

Em uma pesquisa realizada nos EUA, os adultos com com maiores níveis de BPA na urina tinham duas vezes mais chances de sofrer de doenças coronárias do que aqueles com menores concentrações de BPA.

The American Chemistry Council, que representa a indústria de plástico nos EUA, afirma que exposições mínimas ao BPA não representa qualquer risco conhecido para saúde humana, ainda assim, a capacidade do BPA de imitar o estrogênio e estimular mutações reprodutiva no útero tem sido documentada, levando algumas cidades dos EUA, Canadá e Europa a proibirem produtos contendo BPA.

Em (29/9/2010), o registro do medicamento Avandia (rosiglitazona), indicado para o tratamento do diabetes tipo 2 e fabricado pelo laboratório Glaxo Smith Kline foi proibido

A decisão foi tomada após a avaliação de estudos que demonstraram que a utilização do remédio está associada à alta probabilidade de ocorrência de infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, derrame e outros distúrbios cardíacos. Todos os pacientes que fazem uso da medicação devem procurar seus médicos para fazer a substituição por um outro agente hipoglicemiante.

O laboratório produtor do medicamento deve fazer o recolhimento do produto em todo o país.

Leia o alerta completo em: Risco cardiovascular do medicamento Avandia®
Por Dr. Alessandro Loiola . 23.09.10 - 17h19

O bom humor está na cozinha

Reis, diplomatas, donos de empresas de turismo e a menina que irá fazer do seu filho um marido: todas essas pessoas possuem uma coisa em comum. Elas sabem que, para ganhar alguém, você deve começar pelo estômago.

Essa conversa de “ganhar com um olhar” ou “seduzir com um perfume” é muito bonita e tudo mais, mas o animal faminto que existe dentro de nós simplesmente não é capaz de resistir à velha e boa comida.

Mas por que o ato de comer desperta um prazer tão grande? Outro dia, me responderam: porque sem comer você não vive. Ótimo. Você não vive sem respirar ou piscar os olhos, mas isso não quer dizer que você larga tudo que está fazendo quando alguém lhe convida para dois copos de fôlego. E você já marcou com seus amigos “vamos piscar os olhos lá em casa, quer vir?”.

O fato é que, dentro da sua cabeça, existe uma maquininha de calcular capaz de fazer algo entre 1013 e 1016 operações por segundo. E este prodígio – o seu cérebro – é um ávido consumidor de energia. Apesar de representar apenas 2% do peso corporal, ele é responsável por cerca de 20% do consumo de oxigênio e energia do organismo.

Da mesma forma que o motor de um carro, o desempenho da máquina dependerá da qualidade do combustível que você consome. Em outras palavras, a química dos alimentos é capaz de modificar a produção dos neurotransmissores, substâncias utilizadas pelo cérebro para transmitir impulsos nervosos, repercutindo no seu estado de humor.

Desanimado?
Por exemplo: se o desânimo está ameaçando sua segunda-feira, procure comer salmão, atum ou sardinha. Estes alimentos são ricos em Ácidos Graxos tipo Ômega-3, uma substância útil para combater a depressão, o mau-humor e a impulsividade.

A lecitina, presente na soja e nos ovos, também é essencial para o funcionamento cerebral, afetando não apenas o humor, mas também a memória e a concentração.

Para temperar sua alegria durante o dia, não passe mais do que 4 horas em jejum e procure aumentar a quantidade de abóbora ou sementes de girassol na sua dieta: eles contêm grandes quantidades de Triptofano, uma substância que regula o bom-humor e a qualidade do sono.

E não se esqueça de colocar um pouco de folhas de espinafre na salada: elas são ricas em ácido fólico e reduzem os níveis circulantes de homocisteína associados à depressão.

Banana
As bananas são outra boa opção para lanches rápidos: elas são ricas em potássio, triptofano, sucrose, glicose e frutose – todas substâncias envolvidas na manutenção do bom humor.

Os frutos do mar, em especial as ostras, são ricos em zinco, mais uma substância essencial para estimular seu ânimo. O zinco também está envolvido na produção de testosterona, o principal hormônio do desejo sexual. Pensando bem, acho melhor você não comer ostras no horário de trabalho não…

Alho
Você sabia que o alho é uma das principais fontes de selênio, um sal mineral diretamente envolvido no estímulo dos centros cerebrais da alegria? (Outras fontes de selênio incluem cogumelos, brócolis, aveia, germe de trigo e castanha-do-pará).

Além disso, o alho ajuda a evitar o desenvolvimento de várias doenças cardiovasculares. Mas atenção: se ostras no trabalho não são uma boa dica, o consumo excessivo de alho pode causar um verdadeiro desastre na sua vida social.

Bafo
Faça o teste: mastigue meio dente de alho e dê um enorme beijo em quem você gosta. Viu o que eu disse? Mesmo assim, eu recomendo que você adicione boas quantidades de alho – e pastilhas de menta – à sua dieta habitual.

Finalmente, o ingrediente mais essencial de todos, aquilo sem o quê seu humor irá afundar na piscina feito um martelo sem cabo: a água. Além de ser responsável por mais de 80% do peso do cérebro e estimular a eliminação de toxinas pelos rins, a água é uma das poucas coisas que eu preparo na cozinha sem fazer muita bagunça.

Acalme seu sistema nervoso com pelo menos 08 copos de água ou suco por dia e, como quem não quer nada, aproveite a saída para pegar mais um copo e faça um favor à comunidade: deixe estas sugestões perto do seu irritado favorito. Ele merece.

21.09.2010 Recebi de uma amiga e confirmei, abaixo a atenciosa resposta da equipe do Dr. Márcio Bontempo
Esse programa do Fantástico com Drauzio Varella e as plantas medicinais, é apenas uma reação da indústria farmacêutica preocupada com a PNPMF - Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterapia, do Ministério da Saúde (que foi lançado em 2006 por Lula e autoridades) e assim eles mobilizam a mídia.

O Drauzio talvez nem saiba que está sendo usado, porque ele faz pesquisas sérias sobre os efeitos anticancerígenos de muitas plantas. A preocupação dele é basicamente o uso irresponsável de plantas e fitoterápicos. Claro que dói ver na matéria o excesso de pressão sobre os "perigos" das plantas, inclusive a babosa...

Certamente que cuidados são necessários com as plantas, mas muito, muito, muito mais cuidados precisamos ter com os medicamentos...e isso não aparece nessas matérias tendenciosas.

As autoridades sanitárias são permissivas, em sua subserviência aos interesses da indústria lobista dos remédios (que fatura 600 bilhões de dólares anualmente no mundo), pois permitem propaganda de remédios na TV, etc.

Isso é ridículo, pois, até onde se sabe, propaganda é para incentivar o consumo. E depois a propaganda termina com a frase infame: "Ao persistirem os sintomas, um médico deve ser consultado", como se um leigo soubesse quando deve exatamente procurar um médico numa situação, por excemplo, de uma dor de cabeça antiga, que pode ser um tumor em crescimento.

Isso é nitidamente para proteger a IF e incentivar a produção e o lucro. Esses mesmos interesses que alimentam os cartéis no Congresso Nacional, vacinando parlamentares e financiando tanto campanhas como muitos mandatos, são aqueles que permitem aberrações, como o caso do Viagra (agora mais barato)...um medicamento que pode matar, causar danos terríveis ao coração e ao cérebro (é só ler a bula), que deveria ser tarja preta, receitado apenas por médico, mas que QUALQUER UM, INCLUSIVE JÓVENS PARA AUMENTAR A PERFORMANCE SEXUAL - OS MAIORES FREGUESES DA DROGA - PODEM ADQUIRIR SEM RECEITA ALGUMA.

Por que essa situação? A resposta está na mesma esfera dos motivos que criam programas tendenciosos assim. Quero ver o Fantástico fazer uma matéria contra isso, o caso do Viagra. Não fazem!

O recente escândalo do Viox, um antiinflamatório (que diga-se de passagem, intoxicava e pouco funcionava), foi lançado pela IF com grande alarde, com bilhões em investimento...para depois de alguns meses sair do mercado porque estava matando gente do coração! E todos os anos a IF e a Anvisa retiram dezenas de medicamentos do mercado.

Então estamos sob risco, porque a pergunta que não quer calar é: quantos dos remédios que nós médicos estamos receitando e as pessoas comprando livremente nos balcões de farmácia, ou mesmo recebendo do SUS, não serão, um dia, retirados por ter se descoberto que produzem danos.

O irônico é que muitos remédios saem de circulação e são proibidos, muitas vezes, não porque produzem danos, MAS PORQUE NÃO FUNCIONAM!!! Hilário...se não fosse triste. E depois o programete da globo aponta que plantas não funcionam.... apesar de pesquisas científicas sérias mopstrarem o contrário..

E por falar em pesquisas, esses medicamentos que são retirados das prateleiras todos os anos, não passaram por pesquisas? Passaram. E são por essas pesquisas e experiências que o programete global diz que as plantas deveriam passar. Então como fica a situação?

Sabemos que, a contar com a metodologia aplicada nas pesquisas científicas, os resultados podem ser usados para afirmar o que se queira, como o faz a IF mundial.

Uma coisa o Fantástico não mostra: os dados da Americam Medical Association apontando que morrem cerca de 170 mil pessoas nos EUA por causa da interação medicamentosa- um fenômeno produzido pelo consumo de vários remédios juntos pelo mesmo paciente - , erro de tratamento e escolha errada do remédio..e por médico!.

No Brasil acontece o mesmo, mas não temos estatísticas. Mesmo porque não interessa divulgar, pois somos o segundo maior consumidor de medicamentos do mundo!

Também não se aponta que raras pessoas morrem devido ao uso de plantas medicinais. Não há estatística porque o número é irrisório.

O paradoxo desse programa do Fantástico - é bom que a população saiba - é que a matéria reduz a importância das plantas (sob o pretexto de que podem fazer mal se mal utlizadas), quando o Brasil é a maior biodiversidade de plantas do mundo! E daqui saem, clandestinamente, milhões de toneladas de plantas e remédios da Amazônia....

E é bom que a população saiba também, que cerca de 40% de todos os remédios de farmácia tem como base plantas medicinais ou derivados das mesmas. Então como "não funcionam"?

Essa matéria, embora seja até útil para apontar alguns abusos e charlatanismos, da forma como aterroriza o telespectador em relação às plantas, vai na contramão das novas políticas públicas de saúde, que estão utilizando a fitoterapia na rede pública, com plantas estudadas profundamente pelo Ministério da Saúde e publicadas em manual científico.

Também está na contramão, porque existe a Portaria 971 do MS que contempla a fitoterapia e, mais do que isso, a própria Organização Mundial de Saúde (órgão máximo de saúde no mundo, muito maior do que qualquer emissora de TV), em sua nova política, recomenda aos países membros o uso de recursos mais simples, menos danosos á saúde, mais baratos, inofensivos, cientificamente comprovados e estudados, eficazes e mais identificados com a cultura milenar da humanidade, as plantas medicinais, tudo sintetizado no conceito da Medicina Tradicional.

Bem, certamente Drauzio sabe disso e o que irrita, certamente, é ver um profissional do gabarito dele, um estudioso, estar sendo envolvido por essa situação.

O magnífico trabalho dele na TV com o caso das grávidas contrasta com o atual, embora o clima do programa pareça de preocupação e de cuidado com a saúde pública.

Mas estamos diante de uma revolução nos conceitos de saúde e esse programete (não o médico) não vai mudar nada. Esse programete acabou com o confrei (lembram? e tenho pesquisas que provam o efeito dele), mas não tem poder para acabar com uma revolução na Saúde, que é planetária.

Afinal, assim como a saúde é maior do que a medicina, a Consciência é maior do que a mídia.

E para aqueles que chamaram o Dr. Drauzio Varella de "Mr. Magoo" da medicina, peço mais respeito, porque ele é meu colega na alopatia (também prescrevo remédios quando realmente necessários e sigo a propedêutica médica).

Todos têm o direito de ter conceitos divergentes e de cometer erros, mas ele, Drauzio, tem um lado fortemente bem intencionado, assim penso e rezo.

Marcio Bontempo
Presidente da Associação Brasileira de Medicina Tradicional
Postado por Marcio Bontempo às Terça-feira, Setembro 07, 201
Prezada Sra.Helô,
O texto original está no blog do Dr.Marcio Bontempo: http://marciobontempo.blogspot.com/

19 August 2010
Medicina tradicional chinesa pode ajudar pacientes em quimioterapia
Remédio feito com flores de peônia e escutelária e seiva de árvore pode ajudar pacientes em tratamento contra o câncer
A flor de peônia é um dos ingredientes do remédio que pode ajudar pacientes em quimioterapia
A medicina tradicional chinesa pode ajudar a reduzir os efeitos secundários nos pacientes de câncer que recebem quimioterapia, segundo um estudo publicado hoje na revista Science Translational Medicine.
O estudo afirma que um antigo remédio conhecido como Huang Qin Tang, (pesquise na Net oelo nole do remédio e tem material interessante) feito com flores de peônia e escutelária e a seiva de uma árvore para tratar vômitos e diarreia, pode ajudar estes pacientes.


Yung-Chi Cheng e Wing Lam, da escola de Medicina da Universidade de Yale, junto com a companhia farmacêutica PhytoCeutica, criaram um remédio que ainda está em fase de testes, mas que obteve sucesso em ratos. O composto preparado no laboratório mostra os efeitos curativos desta mistura de plantas para atacar numerosos processos biológicos em animais com câncer tratados com quimioterapia.


Os pesquisadores sugerem que "o enfoque dado ao tratamento dos efeitos secundários da quimioterapia ou de doenças complicadas não é suficiente". Segundo Cheng, o uso de plantas medicinais junto a substâncias químicas mais modernas "poderia levar ao desenvolvimento dos remédios do futuro".


Após dias de tratamento com o remédio de laboratório, os cientistas observaram que o dano no intestino dos ratos tinha sido restaurado. A equipe descobriu também que as moléculas de sinalização das células-tronco - conhecidas como Wnts - estavam presentes em níveis mais altos que o normal no intestino dos ratos tratados.


A descoberta foi que o remédio por si só não simula a sinalização das Wnt, mas, ao misturá-lo com uma enzima bacteriana comum no intestino, desencadeou a reação que gera a substituição de células-tronco intestinais danificadas por outras saudáveis.


A sinalização das células é parte do processo da atividade celular, que é fundamental para o funcionamento correto de um organismo. O processo é um complexo cruzamento no qual células enviam sinais a outras e estes sinais provocam uma resposta fisiológica nas que os recebem e, portanto, uma mudança na atividade celular.


Os cientistas descobriram que, além de ajudar a repor as células intestinais saudáveis, a medicina de ervas evitou o movimento de células inflamatórias no intestino e reduziu sua inflamação. Os resultados sugerem que a medicina tradicional chinesa pode trazer novas oportunidades para desenvolver novos remédios. "A combinação de quimioterapia com as propriedades das ervas é uma simbiose entre as tentativas do Oriente e do Ocidente de tratar o câncer", disse Cheng.


Revista Época
EFE

SAL PARA HIPERTENSO

Muita gente está pedindo a receita do sal temperado que faz parte do projeto Relógio do Corpo Humano, mostrado no Globo Repórter.
É muito fácil de fazer!
O segredo é acrescentar sabor através das ervas medicinais frescas, usando cada vez menos sal para reduzir a ingestão de sódio.
Vamos aos ingredientes:

- 1/2 kg de sal light (que contém 50% de sódio);
- 2 dentes grandes de alho;
- 8 folhas de sálvia;
- 6 ramos de cebolinha verdes;
- 7 ramos de tomilho;
- um punhado de salsa;

Picar os temperos e colocar no liquidificador junto com o sal. Bater um pouco e parar para misturar melhor com a colher. Bater. Repetir o processo até que esteja homogêneo.

A médica da família Aline Benvenutti recomenda o uso desse tempero aos pacientes hipertensos que não conseguer viver sem sal. Segundo ela, a salsa afina o sangue, ajudando a reduzir a chance de um entupimento das veias do coração e da cabeça. O alho também é um importante antioxidante. Ele ajuda a prevenir a formar as placas de gordura e a baixar o colesterol ruim, aquele que entope as veias.